domingo, 24 de julho de 2011



Polícia Civil receberá registro de acidente de trânsito pela Internet


A partir do segundo semestre deste ano, os paulistas que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas poderão registrar o Boletim de Ocorrência (BO) pela Internet. Atualmente, o BO só pode ser realizado pessoalmente em delegacias ou unidades da Polícia Militar.

Apenas neste ano, 40 mil acidentes foram registrados pelas polícias Civil e Rodoviária. A Polícia Militar não divulgou o número de casos. Mas a mudança no sistema de registros de acidentes vai além: as delegacias também passarão a receber qualquer queixa dos moradores, inclusive reclamações de falta de luz, água, televisão com defeito e até mesmo queixas sobre separações amorosas. De acordo com a polícia, as alterações não deverão afetar o registro de ocorrências criminais. No novo sistema será possível registrar a queixa pela Internet, no computador da delegacia, por escrito (em formulário próprio) ou com a ajuda de um policial.

O delegado-geral Marcos Carneiro Lima explicou que a intenção é transformar as delegacias em “prontos-socorros sociais”, e melhorar a imagem da instituição, comparando-a aos bombeiros. O delegado ainda afirmou que já é possível registrar alguns casos não criminais, mas atualmente depende da boa vontade do policial. Com as alterações, estas reclamações não serão mais desprezadas.

As queixas registradas serão analisadas por um delegado. Se houver indício de crime, serão investigadas. Caso o registro seja de uma relação de consumo ou “cidadania”, as reclamações serão encaminhadas para os órgãos competentes, como Eletropaulo, Sabesp, Procon ou Prefeitura. Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, presidente da associação dos delegados, acredita que a iniciativa tem um apelo social importante, mas que preocupa quanto à execução. De acordo com a presidente, atualmente não há funcionário o bastante para dar conta das queixas criminais registradas.

A Polícia Civil, que tem 35 mil funcionários, é responsável pela investigação de todos os crimes, como furtos, roubos e homicídios. O delegado Lima afirma que as delegacias precisão melhorar sua gestão para atender as novas tarefas.

Um comentário:

  1. Acho ser de utilidade publica a seccional do conseg brás-belenzinho e mooca reativar o blog como instrumento de divulgação de suas ações, exposição de atas e pautas futuras. Quando posso estou presente nas reuniões. Mas qdo não presente, gostaria de poder acompanhar as ações e continuar o apoio, através das informações postadas por exemplo. Voltem com a atualização no blog é importante para repercutir as ações do Conseg.

    ResponderExcluir